Regras de Logística: Como cadastrar regras de bloqueio por estado (UF) do comprador?

Modificado em Qui, 27 Nov na (o) 8:54 AM

Recurso disponível para os planos Performance e Enterprise.



Criação de regra para a condição: Bloqueio por estado (UF) do comprador

É imprescindível que todos os locais de estoque cadastrados, clique aqui para saber como cadastrar. 


Para cadastrar regras de logística para a condição: Bloqueio por estado (UF) do comprador, siga os seguintes passos:

1. Vá para o menu Estoque > Regra de logística;

2. Clique em Novo e selecione a condição da regra: Bloqueio por estado (UF) do comprador;

3. Habilite a flag Status, para que fique Ativa;

4. Preencha o campo:

  • Descrição: Insira o nome da regra, por exemplo, Bloqueio do CD RS para o estado MG.


Aba Regra

Nesta aba, você definirá a ação que a regra aplicará, neste cenário, serão os locais de estoques que estarão bloqueados para os estados dos compradores que serão configurados a seguir.

1. Clique em + Selecionar;

2. Selecione os locais de estoque que estarão bloqueados para os estados dos compradores que serão configurados a seguir;

3. Clique em Salvar e os locais de estoque selecionados serão listados em formato de tag na tela.


Aba Condição

Nesta aba, você definirá a condição que a regra aplicará, neste cenário, serão os estados dos compradores.

1. Clique em + Adicionar condição e clique na opção "Por estado (UF) do comprador";

2. Selecione os estados (UFs) e clique em Salvar;

3. Os estados serão listados em tela.

3. Confira as informações e clique em Salvar para finalizar o cadastro da regra.


Perguntas Frequentes:

  1. Por que o ANYMARKET informa que não existe frete, mas o marketplace ainda retorna uma cotação?
    R: Isso ocorre quando o marketplace possui uma tabela de contingência de frete configurada. Nesses casos, o ANYMARKET pode indicar que não encontrou frete disponível na consulta padrão, mas o próprio marketplace utiliza a sua tabela de contingência para gerar e retornar um valor de frete na cotação. 
  2. Essa configuração altera o estoque anunciado? 
    R: Não. Essa ação não influencia no estoque anunciado. Ela apenas define como o sistema considera os locais de estoque para fins de cotação e decremento nas vendas.
  3. Quais locais de estoque podem ser usados nas regras? 
    R: Somente os locais de estoque previamente cadastrados no ANYMARKET podem ser inseridos em uma regra. Se o local não estiver cadastrado, ele não poderá ser selecionado.
  4. O que acontece se o local de estoque estiver bloqueado para o estado do comprador durante a cotação de frete e não houver estoque disponível em outros locais?
    R:
    Quando um local de estoque está bloqueado para o estado do comprador, ele não será considerado no processo de cotação. Caso não haja estoque disponível em nenhum outro local que não esteja bloqueado, a cotação será retornada ao marketplace como “Não atendida”
    *Com exceção de cenários de contingencia dos marketplaces ou quando os serviços do ANY não estão disponíveis.

    Isso significa que o produto não poderá ser oferecido para venda naquele momento, o que pode impactar diretamente o volume de vendas, reduzindo as oportunidades de conversão até que o bloqueio seja ajustado ou o estoque seja realocado em locais de estoque elegíveis.

  5. O que acontece se uma venda ocorrer e não houver estoque disponível nos locais válidos? 
    R: Se não houver estoque disponível em nenhum dos locais não bloqueados, o ANYMARKET não importará o pedido, alegando falta de estoque.
  6. Todos os marketplaces irão considerar esta regra na cotação de frete para planilha interna ANY?
     R: Não, existem marketplaces que ainda não utilizam o serviço de cotação de frete padrão do ANYMARKET. As cotações para esses marketplaces que ocorrem via planilha interna ANY são tratadas de forma individual e dependem de integrações específicas não permitindo a aplicabilidade da regra, são eles:
    • Casas Bahia 

    • Mercado Livre 

    • Dafiti
      *Não se aplica para cotações Intelipost e API, apenas para planilha de frete.

  7. Como funcionam as regras de logística por local de estoque?
    R: Quando existe uma regra de logística por local de estoque configurada para o marketplace e a conta,
    esse local será priorizado, mesmo que esteja bloqueado, pois essa regra tem precedência sobre a regra de bloqueio por estado (UF) do comprador.
  8. E se houver uma regra de prioridade, faixa de CEP ou estado (UF)?
    R: Nesse caso, se a regra de prioridade, faixa de CEP ou estado (UF) priorizar um local bloqueado,
     esse local não será utilizado, porque a regra de bloqueio por estado (UF) tem precedência sobre essas regras. 
  9. Por que apenas a Amazon aplica regra de bloqueio na reserva de estoque, enquanto os demais marketplaces continuam reservando no estoque padrão?
    R: 
    Quando um marketplace não realiza a criação de pedido pendente, ele utiliza o fluxo de reserva de estoque para marketplaces. Nesse fluxo, o marketplace informa apenas os dados do produto e a quantidade a ser reservada, e o ANYMARKET efetua a reserva automaticamente no estoque padrão configurado no painel do seller.

    Implementamos uma melhoria nesse processo permitindo que o marketplace envie também a conta do marketplace e o CEP do comprador, possibilitando que o ANYMARKET calcule as regras de logística antes de aplicar a reserva. Isso evita o uso do estoque padrão e torna a reserva mais assertiva.

    Atualmente, somente a Amazon envia essas informações adicionais na requisição. Por esse motivo, ela é o único marketplace que consegue aplicar a regra de bloqueio durante a reserva de estoque.
    Os demais marketplaces, por não enviarem os dados necessários, continuam operando pelo fluxo padrão, com reserva no estoque padrão configurado.

  10. Para que na as regras de logística possam ser aplicadas na cotação de frete é imprescindível que o parâmetro esteja habilitado?
    R: 
    Sim, é imprescindível a ativação do parâmetro "Utilizar Multi CDs e regra de logística na cotação de frete via API? ", disponível em Configurações>Parâmetros> Frete

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