Como atualizar pedidos via planilha?

Modificado em Sex, 30 Mai na (o) 5:50 PM

O ANYMARKET oferece uma funcionalidade que permite a atualização em massa de pedidos por meio de uma planilha. Com essa ferramenta, é possível tanto adicionar novos dados, corrigir informações incorretas ou preencher campos que não foram informados anteriormente.


No artigo abaixo, explicarei detalhadamente como atualizar seus pedidos em massa. O documento será dividido em duas partes: a primeira abordará como atualizar os pedidos e avançar seu status, enquanto a segunda explicará como retroceder o status de um pedido.

Para realizar a atualização via planilha, é importante entender seu funcionamento e como utilizá-la corretamente. Para isso, primeiro será necessário exportar o relatório que será usado no processo de atualização.

Vá para o menu Planilhas > Vendas

Nesta etapa, é importante observar o seguinte: para exportar a planilha correta, a opção "Importar" deve estar na parte superior esquerda e "Exportações" na parte inferior, conforme mostrado na imagem abaixo.
 
Agora, será necessário usar o filtro de data para buscar os pedidos desejados. Esse filtro permite selecionar pedidos de até três meses. Por exemplo, para obter os pedidos de um ano inteiro, é preciso gerar relatórios separadamente: de 01/01 a 31/03, depois de 01/04 a 30/06, e assim sucessivamente, após configurar o filtro aperte no botão “Download de Pedidos”.


Após concluir o passo anterior, a planilha desejada ficará disponível logo abaixo. Para baixá-la em seu computador, clique no local indicado pela seta.

( Você só conseguirá atualizar seus pedidos usando essa planilha específica, pois ela possui a formatação correta para o processo. Para verificar se a planilha está correta, acesse a coluna Z e confira se ela está nomeada como "Status", conforme mostrado na imagem abaixo.
Somente as células em branco devem ser alteradas para garantir que a atualização seja feita corretamente. As colunas em cinza não devem ser modificadas. )


Agora que você tem a planilha correta com o filtro de data adequado, vou explicar como utilizá-la para atualizar seus pedidos.

Existem 5 status que você pode utilizar para atualizar o pedido e são eles:

Pago

Faturado

Enviado

Entregue

Cancelado

 

E com isso você vai adicionar informações conforme o status desejado

 

Pedidos de Pago para Faturado
Após identificar o pedido que deseja alterar, será necessário adicionar algumas informações para atualizar seu status para "Faturado". Siga os passos abaixo:
1. Vá até a coluna Z e altere o status de “Pago” para Faturado

2.Informe a chave de acesso da nota na coluna AG

3.Informe a data de emissão da nota na coluna AH

4. Informa o CFOP da nota na coluna AP

Pedidos de Faturado para Enviado

Após identificar o pedido que deseja alterar, será necessário adicionar algumas informações para atualizar seu status para "Faturado". Siga os passos abaixo:

1.Vá até a coluna Z e altere o status de “Faturado” para “Enviado”

2.Informe o nome da transportadora na coluna AI

3.Informe o código de rastreio na coluna AJ

4.Informe a previsão de entrega para seu cliente na coluna AL

5.Informe a URL de rastreio na coluna AM

6.Informe a data de entrega a transportadora na coluna AO


Pedidos de Enviado para Entregue

Após identificar o pedido que deseja alterar, será necessário que o pedido tenha todos os dados dos passos anteriores para que possamos utilizar o status “Entregue” para sinalizar que o pedido foi “concluído”

1.Vá até a coluna Z e altere o status de “Enviado” para “Entregue”

2.Informe a data de entrega na coluna NA


Pedidos de qualquer status para cancelado

Após identificar o pedido que deseja alterar, será necessário adicionar algumas informações para atualizar seu status para "Faturado". Siga os passos abaixo:


1.Vá até a coluna Z e altere o status para “cancelado”

2.Informe o motivo do cancelamento na coluna AR

A data do cancelamento será preenchida automaticamente, informando a data atual da atualização da planilha



É fundamental seguir o fluxo correto de atualização dos pedidos. Para atualizar o status de "Pago" para "Enviado", por exemplo, é necessário garantir que todas as informações obrigatórias de faturamento estejam preenchidas. Só assim será possível atualizar o pedido corretamente.


Importar Planilha no Sistema

Após realizar todas as alterações necessárias e salvar a planilha, é preciso importá-la no sistema para atualizar o status. Para isso, siga os passos abaixo.


Vá para o menu Planilhas > Vendas

Nesta etapa, é importante observar o seguinte: para exportar a planilha correta, a opção "Importar" deve estar na parte superior esquerda e "Importações" na parte inferior, conforme mostrado na imagem abaixo.


Aperte em selecionar planilha para importar ao sistema


Se a planilha for processada com sucesso, a importação será marcada como "Finalizado" no histórico de importações, sem nenhum alerta. No entanto, caso haja erros na formatação ou no preenchimento da planilha, um ícone vermelho será exibido ao lado dos registros processados, indicando o problema, para que você possa corrigir.

Você pode clicar no ícone vermelho para ver detalhadamente o motivo que o pedido não atualizou.

Retroceder status de pedido
 
Essa ação é mais simples do que uma atualização completa de pedido. Para retroceder o status de um pedido, siga os passos abaixo:

EX Pedido Enviado para Faturado
1. Vá até a coluna Z e altere de “Enviado” para “Faturado”

2. Salve a planilha e suba no ANY conforme passa explicado anteriormente

É fundamental seguir o fluxo correto de atualização dos pedidos. Para retroceder o status de "Enviado" para "Faturado", por exemplo, é necessário garantir que todas as informações obrigatórias de faturamento estejam preenchidas. Só assim será possível atualizar o pedido corretamente.


"A planilha exibe apenas pedidos com os status 'Pago', 'Faturado' e 'Enviado'. Para pedidos com os status 'Concluído' ou 'Cancelado', será necessário entrar em contato com o suporte para reverter o status."

 

Se tiver dúvidas sobre pedidos no ANYMARKET ou sobre o processo de atualização, entre em contato com o nosso suporte abrindo um ticket em https://suporteanymarket.freshdesk.com/ ou acesse o chat na parte inferior direita da sua tela no ANYMARKET. Um de nossos analistas especializados estará disponível para te ajudar no que for necessário. =)

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