Como configurar a importação automática do XML de NF-e?

Modificado em Seg, 11 Ago na (o) 3:24 PM

Índice:


O que é a importação do XML de NF-e?


A importação automática do XML de NF-e é uma funcionalidade realizada pelo hub que captura automaticamente o arquivo XML da Nota Fiscal Eletrônica da plataforma de e-commerce, emitida pelo vendedor, e envia as informações para o marketplace. 


Essa automação evita a necessidade de upload manual da NF-e, reduz erros e agiliza o processo de faturamento dos pedidos. 


No ANYMARKET, a funcionalidade está disponível para as seguintes plataformas (backoffices):

  • Magento
  • Shopify
  • Tray
  • VTEX
  • Wake



Como habilitar a funcionalidade?


Para ativar a importação automática do XML de NF-e, é necessário seguir três passos:


1. Ative a importação e envio automático de XML no ANYMARKET


No menu lateral do painel do ANYMARKET em Configurações > Parâmetros > Importação e envio do XML da NF-e, ative a opção “Ativar a importação e envio automático de XML da NF-e



2. Envie os arquivos XML das notas fiscais para o ANYMARKET


Você pode fazer isso de duas formas:


3. Atualize o pedido na sua plataforma com a chave de acesso da NF-e


Após o envio do XML para o e-mail, é necessário atualizar o pedido no backoffice (plataforma de e-commerce), informando a chave de acesso da nota fiscal. 


Essa informação é essencial para que o ANYMARKET consiga identificar e vincular o XML ao pedido correto.


Cada plataforma possui sua própria forma de fazer essa atualização. Se tiver dúvidas sobre como inserir a chave de acesso no seu backoffice, acesse a Universidade ANYMARKET.



O que é o congelamento de status?


O congelamento de status é um mecanismo de controle que garante a sincronização correta entre o status do pedido no ANYMARKET e o status no marketplace.


Para pedidos em que o envio do XML da NF-e é obrigatório para o canal de venda:

  • O status do pedido no ANYMARKET não avançará para "Faturado" até que o XML da nota fiscal seja identificado.
  • Isso evita atualizações incorretas e garante que o pedido só seja considerado faturado após o envio do XML ao marketplace.



O que acontece após a configuração?


Com a funcionalidade ativada e o envio correto do XML:

  1. O ANYMARKET captura automaticamente o XML enviado para o e-mail configurado.
  2. Se o pedido tender aos critérios para envio do XML, o arquivo será enviado ao marketplace.
  3. Após a integração do XML com sucesso, o status do pedido no ANYMARKET é atualizado para "Faturado".
  4. O congelamento de status garante que esse processo aconteça na ordem correta, evitando falhas de sincronização.


Esse processo garante que o faturamento e a atualização de status aconteçam de forma automática, segura e alinhada entre sua plataforma e os marketplaces.

 

Se você tiver dúvidas durante a configuração ou envio do XML, entre em contato com o nosso suporte através do canal disponível no seu plano. Assim, um dos nossos especialistas auxiliará você!

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