Relatório de Vendas

Modificado em Sex, 19 Set na (o) 3:54 PM

O Relatório de Vendas do ANYMARKET é uma ferramenta que oferece mais visibilidade e controle sobre a sua operação. 


Com ele, você pode acompanhar a gestão de vendas em detalhes, analisando informações estratégicas para a tomada de decisão, além de utilizar a funcionalidade de Voltar status do pedido, que permite corrigir situações específicas e garantir maior agilidade no fluxo de pedidos.


Índice:


Gestão de pedido


Para gerar um relatório com o vendas de seus anúncios, siga os seguintes passos: 


Vá para o menu Home > Planilhas > Vendas > Exportar;


Nesta aba,  Filtre os dados para exportar com algumas opções de filtro: 

  • Marketplace: Neste filtro, você pode escolher quais Marketplaces estarão no relatório.
  • Status: Neste filtro, você pode escolher quais status estarão no relatório.
  • Cód. no Marketplace: Neste filtro, você pode escolher o código da venda que estará no relatório.
  • Cliente: Neste filtro, você pode escolher qual cliente estará no relatório.
  • Status da Transmissão: Neste filtro, você pode escolher apenas as vendas dos SKU's com determinado(s) status.
  • Versão de Exportação: Neste filtro, você pode escolher entre o relatório Padrão e o relatório Com Endereço de Cobrança.
  • Período: Neste filtro, você pode selecionar um período de 3 meses.


Clique em Exportar, para gerar o relatório;


Neste exemplo, realizamos o filtro pelos Marketplaces Amazon, B2W e Mercado Livre com o status Pago.


Logo abaixo, é apresentado 'HISTÓRICO DE EXPORTAÇÕES', nele você pode verificar a situação, processamento dos relatórios e baixa-los.


Clique em, para baixar o relatório.


Voltar status do pedido


Com essa ferramenta você pode voltar o status da sua venda no ANYMARKET sempre que precisar fazer algum ajuste antes de um novo envio do seu ERP para o ANY. 


Exemplo: O arquivo de nota foi rejeitado pelo marketplace na etapa de fatura. Nesse momento, o status da venda no ANY é Faturado, enquanto no canal de venda está como Pago. Para enviar um novo documento de fatura corrigido, será necessário voltar o status da venda no ANY para Pago. Assim, será possível enviar novamente os documentos e, posteriormente, avançar o status para faturado.


Exportação da planilha para voltar o status do pedido

Para retornar o status, vá até a aba Importar e clique no botão Download:

 

   

1. Baixe a planilha “Voltar status do pedido” com os dados já preenchidos e atualize os novos status;
Após acionar a exportação, acompanhe o processamento do arquivo na aba Exportações; 


2. Se preferir, você também pode baixar a planilha "Modelo Voltar status do pedido” (sem dados) e preenchê-la conforme as orientações disponíveis na aba Documentação.



O preenchimento de todas as colunas da planilha é obrigatório para realizar a alteração do status do pedido. 


Na coluna STATUS NOVO, informe o status para o qual deseja voltar o pedido. Essa coluna aceita apenas os seguintes valores:

  • Pendente 
  • Pago 
  • Faturado
  • Enviado
  • Concluído


Exemplo: planilha preenchida com o status informado:


 

A alteração de status segue regras específicas, que variam conforme o status atual do pedido. São elas:

  • Um pedido com status atual Cancelado, pode ser alterado para:
    • Pago
    • Faturado
    • Enviado 
    • Concluído
  • Um pedido com status atual Concluído, pode ser alterado para:
    • Pendente
    • Pago
    • Faturado
    • Enviado  
  • Um pedido com status atual Enviado, pode ser alterado para:
    • Pendente
    • Pago 
    • Faturado
  • Um pedido com status atual Faturado, pode ser alterado para
    • Pendente
    • Pago
  • Um pedido com status atual Pago, pode ser alterado para:
    • Pendente

Importação da planilha para voltar o status do pedido

Após preencher a planilha com os dados necessários, selecione o arquivo no botão Selecionar a planilha, clique em Voltar status do pedido e acompanhe o processamento diretamente na aba Importar.



Acompanhe o processamento da planilha Voltar status do pedido na aba Importações
A nova coluna Tipo de arquivo mostra qual planilha está sendo processada na linha. 
Se necessário, utilize o botão Atualizar lista para acompanhar o progresso até a finalização. 

Além disso, você pode confirmar a alteração de status diretamente na Timeline do pedido.




Veja também como alterar dados da venda conforme descrito nos artigos:


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