Como funciona a auditoria no ANYMARKET?

Modificado em Ter, 16 Set na (o) 8:37 AM

O recurso de auditoria foi desenvolvido para oferecer mais transparência e controle às operações dos nossos clientes. 


Com ele, é possível acompanhar o histórico de alterações nos principais fluxos do ANYMARKET, garantindo maior visibilidade sobre tudo o que acontece na conta. 


Nosso objetivo é permitir que os usuários identifiquem mudanças realizadas, detectem possíveis falhas (humanas ou sistêmicas) e assim evitar prejuízos financeiros e riscos à reputação, aumentando a segurança da operação como um todo.


A funcionalidade está sendo disponibilizada de forma incremental. 
Novas jornadas auditáveis ou maior profundidade nas auditorias já existentes serão liberadas conforme nossas priorizações e feedbacks dos clientes. O objetivo é que, em um futuro próximo, todos os fluxos críticos estejam disponíveis.


Abaixo detalharemos o funcionamento geral da funcionalidade e as singularidades dos itens auditáveis que temos hoje:


Filtros

Para que seja possível auditar alguma alteração no ANYMARKET, é necessário preencher minimamente os seguintes filtros:

  • Período: período no qual a alteração foi realizada no ANY. 
    A princípio, por questões de performance, estaremos limitando a busca em no máximo 3 meses.
  • Ação: são as três operações básicas que cada alteração realizada no ANY pode pertencer:
    • Criação: esta ação representa novas informações inseridas na plataforma, como o cadastro de um novo produto, a criação de um usuário, um novo local de estoque ou uma venda importada, por exemplo; 
    • Edição: provavelmente a ação mais comum, onde identificamos qualquer alteração no sistema, como alteração de preço, mudança na quantidade de estoque e etc;
    • Deleção: ação enviada quando alguma informação é removida do ANYMARKET, como a exclusão de uma campanha, a remoção de uma regra de estoque e etc.
  • Jornada: são basicamente os tipos de auditoria que temos, agrupadas nos conceitos de pai e filho (onde é possível que funcione desta maneira). A ideia deste campo seja para facilitar a identificação de alterações em jornadas específicas do ANYMARKET. Um exemplo é a jornada de PREÇO, onde podemos quebrar nas funcionalidades de regra de preço, campanha e alteração do preço do anúncio.


Preço

A primeira jornada que desenvolvemos a auditoria foi na de preço, pois entendemos que é um dos fluxos mais críticos de todas as operações, podendo causar prejuízos financeiros, na reputação e é um dos focos em tentativas de invasão ou golpes. 


Para todas as mudanças no contexto de preço, teremos as seguintes informações para serem utilizadas como identificadores:

  • Marketplace e nome da conta;
  • SKU no marketplace.


Preço do anúncio

Nesta sub-jornada estão as mudanças mais genéricas no fluxo de preço, onde auditamos os seguintes campos:

  • Preço de: qualquer alteração neste campo é auditada, estando ou não em regra de preço ou campanha;
  • Preço por: qualquer alteração neste campo é auditada, estando ou não em regra de preço ou campanha;
  • Markup adicional: audita alterações no campo de markup da tela de transmissões;
  • Tipo de desconto: armazena se o campo foi alterado entr as opções "percentagem" (PERCENT) ou "valor" (VALUE);
  • Valor de desconto: armazena o valor cru do campo "desconto", podendo ser um valor ou percentual conforme o tipo de desconto;
  • Tem desconto?: audita se o campo "desconto?" foi alterado (disponível em alguns marketplaces);

Os campos citados acima podem ser alterados pelas seguintes funcionalidades:

  • Frete grátis/fórmulas;
  • Listagem de estoque, alterando o custo do produto;
  • Alteração de markup (no produto, transmissão ou marketplace);
  • Alteração na tela de transmissão/anúncio ou do produto;
  • Planilha de preço;
  • Planilha de produto.

Importante: as possibilidades de alteração dependem do tipo de cálculo de preço do produto.


Campanha de preço

Nesta sub-jornada, auditamos exclusivamente as alterações no preço do anúncio que foram realizadas pela funcionalidade de campanhas do ANYMARKET. Sempre que um anúncio foi impactado por uma campanha, deverá ser auditado neste tipo, contendo as seguintes informações:

  • Id da campanha: informa se o produto entrou ou saiu de uma campanha. A existência de um ID retrata a entrada, enquanto um ID vazio retrata a saída;
  • Preço de: preço configurado para o produto na campanha;
  • Preço por: preço configurado para o produto na campanha.


Regra de preço

Assim como na campanha, esta sub-jornada é responsável exclusivamente por auditar as mudanças de preço provenientes das regras de preço do ANY. Sempre que um anúncio foi impactado por uma regra, deverá ser auditado neste tipo, contendo as seguintes informações:

  • Id da regra de preço: informa se o produto entrou ou não em uma regra de preço. A existência de um ID retrata a entrada, enquanto um ID vazio retrata a saída.
  • Preço de: preço alterado para o produto na regra de preço;
  • Preço por: preço alterado para o produto na regra de preço.



Próximos passos

Como citado inicialmente, os próximos passos da funcionalidade dependem dos feedbacks dos clientes que estão utilizando.


Por isso, não deixe de enviar sua sugestão através da própria tela ou com os times de implantação, Customer Success e suporte.

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